PAZ INTERIOR...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que se dedicava a ensinar o fundamento zen aos jovens.Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se. Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem o carregava consigo.A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir... Temos o controle da nossa paz interior! Pensem nisso!

1 comentários:

  1. A cada dia que passa, percebo que as pessoas estão mais irritadas, estressadas ou cansadas, dizem que não são felizes, que a culpa é dos outros, dão desculpas para estarem infelizes. Refletindo esta mensagem vejo uma lição de vida que nos faz pensar sobre de quem realmente depende a nossa paz
    Sempre que alguém tentar tirar você do sério, lembre-se desta sábia lição do velho samurai.

    Lembre-se, ainda, que seus atos lhe pertencem. Só você é responsável pelo que pensa, sente ou faz.

    Só você, e mais ninguém, pode permitir que alguém lhe roube a paz ou perturbe a sua tranquilidade.

    Foi por essa razão que Jesus afirmou que só lobos caem em armadilhas para lobos.

    Assim, aceitar provocações ou deixar que fiquem com quem nos oferece, é uma decisão que cabe exclusivamente a cada um de nós.

    ♥ Ronaldo Lírio ♥